{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Horas : 02:30 (am)

Data : 22/06/2018

Lista de empresas insolventes


lista-de-empresas-insolventes
Citius - Publicidade da insolvência:

 

     O local onde se pode consultar a lista de empresas insolventes é o portal da Justiça Citius. É possível consultar o Portal através deste link: Portal Citius - publicidade da insolvência .

 

     Neste portal há uma rubrica que se destina especificamente a dar publicidade à insolvência de empresas e à insolvência de pessoas singulares.

 

     Porém, o Citius não tem uma verdadeira lista de empresas insolventes na totalidade, ou seja, não tem uma lista de todas as empresas insolventes. Na verdade, apenas é possível saber se uma concreta empresa foi ou não declarada insolvente.  Para tal, basta indicar a firma da empresa (designação da empresa) ou o NIF (número de identificação fiscal).

 

Citius - lista pública de ações executivas:

 

     Existe também no Portal Citius uma lista pública de ações executivas onde é possível, a partir do NIF ou nome dos executados, saber se corre algum processo executivo contra determinada pessoa singular ou empresa, entre outras informações. Contudo, esta lista pública de execuções não abrange todos os processos executivos que estão pendentes mas apenas os processos no decurso dos quais não foi possível encontrar bens ou rendimentos suficientes para pagar a dívida objeto da ação executiva.

     Para consultar a lista pública de execuções carregar no link: Citius - lista pública de execuções.

 

Lista de empresas insolventes em toda a União Europeia:

 

     Nesta sede, a Comissão Europeia já anunciou que vai ser elaborada ao nível da União Europeia uma lista de empresas insolventes (e também de pessoas singulares) e uma conexão dos registos das insolvências de todos os Estados-Membros.

 

     Desta lista de empresas insolventes (e também de pessoas singulares) irá constar: o nome e sede da empresa insolvente, número do processo, Tribunal onde decorre o processo, nome e morada do administrador de insolvência nomeado, data limite para a reclamação de créditos, etc…

 

     Por sua vez, a interligação dos registos das insolvências em todos os países membros da União Europeia permitirá criar um Balcão Europeu Único para os investidores, instituições financeiras e sociedades comerciais que pretendam investir em vários Estados Membros.

 

     A informação ficará disponível no sítio da internet do Portal Europeu da Justiça, e permitirá aos administradores de empresas e empresários obter as informações que obteriam caso investissem no próprio país de origem e irá ajudar também os credores que queiram seguir os processos de insolvência que estejam a decorrer noutro País membro da União Europeia.

 

     Discute-se se a publicação on-line em todos os Estados-membros de uma lista de todos estes dados, sobretudo o nome e morada dos insolventes, está ou não em conformidade com a Constituição e com a Lei, concretamente do direito à privacidade.

 

 

Artigos relacionados:

 

     -  Portal Citius - publicidade da insolvência

     -  Citius - lista pública de execuções

     -  Insolvência de empresas

 

 

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}