{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Horas : 04:11 (am)

Data : 18/07/2018

Dívidas da massa insolvente

 

dívidas da massa insolventeO que são?

 

     As dívidas da massa insolvente são as dívidas relacionadas com os custos do próprio processo de insolvência.

 

     Sobre o conceito, finalidade, âmbito e outros aspetos da massa insolvente consultar o nosso artigo: massa insolvente.

 

Dívidas da massa insolvente ou créditos sobre a massa insolvente:

 

     Os créditos correspondentes a dívidas da massa insolvente designam-se por créditos sobre a massa insolvente ou "créditos da massa insolvente".

 

     De facto, em geral, a dívida, débito ou obrigação é o vínculo jurídico por virtude do qual uma pessoa fica adstrita para com outra à realização de uma prestação. Simplesmente, vista do lado ativo, designa-se por crédito ou direito de crédito; vista do lado passivo designa-se por dívida, débito ou obrigação.

     Assim, as dívidas da massa insolvente e os créditos sobre a massa insolvente não são realidades diferentes; na verdade, tratam-se da mesma realidade, mas vista de uma perspetiva diferente.

 

Quais são:

 

     São consideradas, nomeadamente, dívidas da massa insolvente:

- as custas do próprio processo de insolvência;

- as remunerações do administrador de insolvência; as despesas deste e as despesas dos membros da comissão de credores;

- as dívidas emergentes de atos de administração, liquidação (venda) e partilha da massa insolvente;

- as dívidas resultantes da atuação do administrador de insolvência no exercício das suas funções (por exemplo, relacionadas com a venda dos bens);

- qualquer dívida resultante de contrato bilateral cujo cumprimento não possa ser recusado pelo administrador de insolvência, salvo na medida em que se reporte a período anterior à declaração de insolvência;

- qualquer dívida resultante de contrato bilateral cujo cumprimento não seja recusado pelo administrador de insolvência, salvo na medida correspondente à contraprestação já realizada pela outra parte anteriormente à declaração de insolvência ou em que se reporte a período anterior a essa declaração;

-  qualquer dívida resultante de contrato que tenha por objeto uma prestação duradoura, na medida correspondente à contraprestação já realizada pela outra parte e cujo cumprimento tenha sido exigido pelo administrador judicial provisório;

- as dívidas constituídas pro atos praticados pelo administrador judicial provisório no exercício dos seus poderes;

- as dívidas que tenham por fonte o enriquecimento sem causa da massa insolvente;

- a obrigação de prestar alimentos relativa a período posterior à data da declaração de insolvência; entre outras.

 

Prioridade no pagamento:

 

     As dívidas da massa insolvente são pagas antes de todos os créditos sobre a insolvência (ou seja, os créditos reclamados no processo de insolvência pelos credores correspondentes). Assim, só depois de pagas todas as dívidas da massa insolvente é que o administrador de insolvência pode começar a pagar aos credores, de acordo com a sua graduação e correspondente hierarquia de pagamento.

 

Condições de pagamento:

 

     O pagamento das dívidas da massa insolvente deve ocorrer na data do respetivo vencimento, seja qual for o estado do processo.

Assim, as dívidas da massa insolvente não estão sujeitas ao incidente de verificação e graduação de créditos, pelo que os respetivos credores não têm que apresentar nenhuma reclamação de créditos. Deste modo, os credores das dívidas da massa insolvente podem exigir o respetivo pagamento diretamente ao administrador de insolvência.

 

Plano de insolvência:

 

     Antes do encerramento do processo de insolvência que decorra da aprovação de um plano de insolvência, o administrador de insolvência procede ao pagamento das dívidas da massa insolvente. Em relação às dívidas litigiosas, o administrador de insolvência acautela os eventuais direitos dos credores por meio de caução.

 

 

Artigos relacionados:

 

     -  Massa insolvente

     -  Processo de insolvência

     -  Administrador de insolvência

     -  Créditos

     -  Verificação e graduação de créditos

     -  Reclamação de créditos

 

 

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}