{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Horas : 05:58 (am)

Data : 22/03/2025

Nome no Banco de Portugal

 

nome-no-banco-de-portugalO que significa ter o nome no Banco de Portugal:

 

Ter o nome no Banco de Portugal significa que se tem créditos contraídos junto de instituições financeiras, que ficam registados na central de responsabilidades de crédito.

 

Como consultar?

 

É possível consultar o mapa de responsabilidades de crédito através do seguinte link: Banco de Portugal - consultar a central de responsabilidades de crédito.

 

Central de responsabilidades de crédito (CRC):

 

Trata-se de um mecanismo de conhecimento, administrado pelo Banco de Portugal, composto pela informação obtida por entidades bancárias sobre contratos de crédito por si celebrados com os seus clientes.

 

Podem ter o nome no Banco de Portugal tanto pessoas singulares como empresas (sociedades comerciais - sociedades por quotas e sociedades anónimas).

 

Trata-se de uma "lista negra"?

 

Estar registado na central de responsabilidades de crédito não significa que se conste de uma “lista negra”. De facto, todas as obrigações de crédito contraídas junto de instituições financeiras que ultrapassem o montante de 50,00€ são registadas na central. Daí que, tanto fica com o nome no Banco de Portugal quem está em incumprimento contratual como quem tem a sua situação de crédito regularizada.

 

Mapa de responsabilidades de crédito:

 

O Banco de Portugal disponibiliza essa informação à generalidade dos cidadãos no seu respetivo sítio na Internet, onde é possível obter um mapa de responsabilidades de crédito.

 

Do mapa de responsabilidades de crédito consta toda a informação relativa aos créditos contraídos: instituição financeira credora, montante, natureza do contrato (ex: crédito à habitação, crédito automóvel, crédito pessoal, créditos em conta corrente, etc…), prazos, prestação mensal se esta existir, situação de incumprimento ou situação regularizada dos créditos, garantias do crédito (por ex: hipoteca, fiança, avais pessoais) etc...

 

Consequências do incumprimento bancário:

 

Se o devedor entrar em incumprimento bancário fica com o nome "sujo" no Banco de Portugal. De facto, como qualquer instituição financeira tem acesso a estes dados, se ficar registada uma situação de incumprimento no mapa de uma pessoa ou empresa, muito dificilmente essa pessoa ou empresa conseguirá obter crédito.

 

Como "limpar o nome" no Banco de Portugal:

 

Só é possível "limpar" o nome no Banco de Portugal, de uma pessoa singular ou pessoa coletiva pagando os montantes em falta. Em caso de impossibilidade de pagar as dívidas contraídas só resta uma possibilidade: a apresentação à insolvência pessoal. Em caso de muita dificuldade mas não impossibilidade em pagar todas as dívidas há também a possibilidade de dar entrada de um processo especial para acordo de pagamento (PEAP), se se tratarem de pessoas singulares, ou de um processo especial de revitalização (PER), se se tratarem de empresas.

 

A sentença de declaração de insolvência também está sujeita a registo no Banco de Portugal.

 

 

Artigos relacionados:

 

-  Banco de Portugal - consultar a central de responsabilidades de crédito

-  Incumprimento bancário

-  Prestações em atraso

Créditos

Cessão de créditos

Hipoteca

Fiança

Aval pessoal

Insolvência pessoal

Processo especial para acordo de pagamento (PEAP)

Sobreendividamento: o que é e como resolver

 

 

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}